17
Javascript: Indo além do console.log()
Se você desenvolve em Javascript, com certeza já deva ter usado muito o método log do objeto console. Porem, ele não e o único meto que este objeto possui, continue lendo para ver outros métodos que podem ser muito uteis.
assert
dir
table
time & timeEnd
warn & error
clear
Exibe uma mensagem caso a expressão passada resulte em falha. Sua mensagem pode ser tanto uma String, Array ou Objeto.
Detalhe, caso esteja usando Node.js, os efeitos são diferentes. Caso a expressão falhe, será gerado um AssertionError.
Exibe uma lista interativa das propriedades do objeto. Muito útil para analisarmos algum elemento HTML, checar propriedades.
Com Dir teremos uma interação melhor:
Exibe dados em forma de tabela de um Objeto ou Array. muito útil para termos uma visão melhor e limpa dos dados do que apenas o console.log() nos mostra. Veja exemplo a seguir:
A iteração do Array simples temos a coluna de índice e outra com valor, ja um Array multidimensional temos mais colunas de acordo com sua dimensão, ja um Objeto temos suas Chaves e Valores bem claros a vista.
Iniciar um cronômetro com console.time() e finaliza apenas quando for chamado console.timeEnd(). Muito útil caso tenha um aparte do seu código que você deseja saber quanto tempo leva de execução. Veja exemplo a seguir:
No final da execução será exibido tempo que o Time foi aberto ate TimeEnd ser chamado.
Similar ao Log, porem Warn exibe uma mensagem de alerta e Error exibe uma mensagem de Erro. Muito útil para especificar quando e uma falha maleável e quando ocorrer um erro de fato. Veja exemplos:
Por fim, o método Clear limpa o console, se o ambiente permitir.
Vemos que nem de console.log() pode viver um desenvolvedor Javascript. Espero que este conteúdo tenha agregado mais conhecimento.
17