62
InfluxDB: casos de uso
InfluxDB é um banco de dados NoSQL de código aberto designado para lidar com um alto volume de consultas e escritas por segundo sem causar muito impacto no sistema operacional. Se enquadra nos bancos de dados temporais (time-series database), e entre eles é o mais popular, talvez por integrar muito bem com MQTT, Grafana entre outras ferramentas, além de sua documentação e suporte impecável😬.
Em um projeto a escolha do banco de dados a ser utilizado é muito importante, para isso devemos sbaer os casos de uso, quando usar SQL ou NO-SQL, qual banco utilizar, quando optar
pelo uso de um banco de série temporal etc.
O principal caso de uso para bancos de dados temporais é quando você possui um grande volume de dados transitando em sua aplicação, se esse dados forem baseados em pontos e intervalos de tempo, e se armazenar o histórico completo de mudanças e variações, for importante para a sua regra de negócio, talvez você deva considerar usar um banco de dados de série temporal.
O mais popular dos bancos de dados temporais, mas quando utilizá-lo?
O InfluxDB é ótimo para aplicações de monitoramento em tempo real, em casos como esse há uma demanda enorme de leitura e escrita no banco de dados. O Influx possui muitas otimizações para manipular tempo e data, além disso ele foi construído para consumir o mínimo possível do sistema operacional.
Outro fator a se considerar é a sua sintaxe, o InfluxDB apesar de ser um banco NO-SQL, possui uma sintaxe muito semelhante ao SQL. Em um projeto que a maioria dos devs. e/ou DBAs estejam mais familiarizados com bancos SQL, mas que haja a necessidade de utilizar um time-series database, a curva de aprendizado para a migração da stack será muito menor.
62