17
Descomplicando a protoboard
Um bom cientista da computação não vive só de código, então que tal dominar o mundo dos componentes eletrônicos também? Nessa postagem eu vou te ajudar a entender como funciona a protoboard e como montar o seu primeiro circuito simples.

A protoboard nada mais é do que uma placa de ensaio, cheia de furos para conexões elétricas e de componentes, onde é possível testar os seus protótipos ou projetos em estado inicial.
Na imagem podemos ver duas seções em destaque: alimentação e área para conexão dos todo o resto componentes. Essas seções funcionam da seguinte forma:

Nos exemplos deste artigo estou utilizando a protoboard pequena, mas não se preocupe, ela funciona da mesma forma em todos os tamanhos.
Um dos melhores lugares para montar seus circuitos de testes usando uma protoboard é sem dúvidas o Tinkercad (é grátis), com ele você pode praticar sem medo de queimar componentes erros. Para facilitar a sua vida, abaixo você pode encontrar um exemplo de como seu circuito deve ficar, lembre-se de quando usar um LED também usar um resistor para o bixinho não explodir.

Como você pode ver na imagem, cada linha (que possui conexão) da protoboard assume um valor! Como expliquei na seção o básico do básico. Com isso, é possível montar o "caminho" da corrente até o LED e montar o circuito com sucesso!

Com essa pequena introdução espero que você já consiga começar a se aventurar com a protoboard, pratique o circuito mostrado aqui, e outros também, usando o Tinkercad.
Obrigado por ter lido até aqui! Não se esqueça de dar uma olhada nos outros artigos de contribuidores da OpenDevUFCG no dev.to. Espero te ver mais vezes!

17