16
Kanban - Comece agora
Pessoal, vamos direto ao ponto. Kanban é uma metodologia de fluxo de trabalho contínuo. Embora seja cada vez mais popular atualmente, estas técnicas foram concebidas pela Toyota na década de 60.
Para a Toyota, o kanban trouxe mais transparência e visibilidade da cadeia de processos, reduzindo desperdício e facilitando a comunicação.
O kanban propõe a utilização de cartões ou post-its em um quadro para organizar o andamento do fluxo de trabalho e atividades. Ele também possibilita uma gestão em que toda equipe tem visibilidade de todo o processo. Sendo assim, a interação entre os membros é mais fluída.
Um dos conceitos mais fortes no Kanban é o WIP (Work in Progress ou Trabalho em andamento). Ele consiste em definir as prioridades de trabalho em andamento para os membros da equipe. Limitar essa quantidade é um princípio base do Kanban.
Os gestores de uma equipe orientada a Kanban tem visibilidade da evolução, status e responsáveis por cada tarefa de maneira muito prática, podendo definir datas de entrega com mais segurança.
Vale apontar que essas facilidades também se extendem a todos os membros do time, que podem vir a ser futuros gestores.
Existem diversas ferramentas web ou aplicativos para fazer a gestão dos cartões online.
Com certeza o Trello é a ferramenta mais conhecida, mas também podemos citar o run-run-it, Asana, Jira dentre outros.
Mesmo que, onde você trabalha não utilize a metodologia kanban, por ser muito versátil, esses conceitos podem ser aplicados em sua vida pessoal ou mesmo em algum freelance que você trabalhe.
A melhor parte do Kanban é que ele é totalmente flexível e adaptável ao fluxo de entrega de qualquer negócio. Comece implementando seu fluxo atual dentro de uma ferramenta e com o tempo você evolui e o melhora.
Se você gostou, me segue para novos posts e deixa o like nesse post.
Obrigado pela leitura! Espero que possa ter ajudado. 🚀