34
Next.js - breve review
Antes tarde do que nunca! Não é novidade alguma, não vou trazer nenhuma feature nova ou update que possa ter ocorrido. Esse artigo é para trazer um breve review desse framework poderoso!
O Next.js é um framework da biblioteca React.js. Exatamente, o React não é um framework, é uma lib! Dito isso, qual a diferença? Um framework te traz algo um pouco mais pronto, com métodos próprios e já aponta alguns caminhos que devem ser utilizados para um melhor aproveitamento, além de poder trazer em si, um conjunto novo de ferramentas que adicionam features importantes à, por exemplo, uma lib. Uma das vantagens de se utilizar frameworks é a velocidade de desenvolvimento, uma vez que já tem muita coisa pronta.
Bom, o principal destaque é justamente usar o React como base. Então tudo aquilo que você sabe sobre essa lib continua valendo (com pequenas mudanças em pontos específicos).
Outros destaques seriam o SSR e o SSG:
- SSR: Server Side Rendering - vide
getServerSideProps
na doc; neste caso a página será gerada em tempo de requisição; - SSG: Static Site Generation - vide
getStaticProps
,getStaticPaths
na doc; neste caso a página será gerada em tempo de build;
Por permitir SSR/SSG, o Next.js trabalha muito bem com SEO.
Além dessas features, o sistema de rotas também é muito interessante.
Bom, neste caso, vai do gosto? Pessoalmente acho que não. Em termos de escalabilidade, trabalho com multiplos squads na mesma aplicação etc, não vejo como não usar TypeScript. Faz muita diferença e o Next tem total suporte.
Ainda é React! Portanto, você ainda pode usar aquele package que tanto ama.
Baixo para quem já conhece bem React.js, TypeScript/Vanilla. Para quem não conhece, não recomendo. Vamos começar do básico e ir escalando! Isso é de extrema importância pra te dar uma base sólida.
Depende. Se você quer um SPA, não; neste caso vá de React. Se você necessita de SEO, sim, deve; neste caso o Next vai oferecer um suporte muito melhor por ser SSR/SSG.
Sua aplicação vai escalar? Talvez seja o caso de pensar em já criar a partir do Next. Grandes empresas tem utilizado, no Brasil a Magalu é uma delas. Mas para pequenos trabalhos, freelas, talvez não seja a melhor opção.
É uma excelente ferramenta. Tive meu primeiro contato recentemente e já gostei. Por conhecer e trabalhar com React a curva de aprendizado tem sido baixa mesmo. Além disso, é algo que pode pesar a seu favor no currículo uma vez que grandes empresas tem adotado. Hoje não faltam recursos de aprendizado. E o primeiro é aqui:
34